GTA San Andreas:
Grand Theft Auto: San Andreas (também conhecido como GTA:
San Andreas ou GTA: SA) é um jogo eletrônico sandbox de ação-aventura, para
computador e video-game desenvolvido pela Rockstar North.
É o terceiro jogo em 3D da série Grand Theft Auto, e o quinto jogo original (oitavo lançamento, no total)
É o terceiro jogo em 3D da série Grand Theft Auto, e o quinto jogo original (oitavo lançamento, no total)
O jogo se passa no estado fictício de San Andreas, nos
Estados Unidos, que contém três metrópoles: San Fierro, Las Venturas e Los
Santos (esta ultima serve de cenário para Grand Theft Auto V).
Ambientado no fim de 1992 a trama de San Andreas gira em
torno de um membro de gangue, Carl "CJ" Johnson, que retorna para seu
lar em Los Santos (equivalente à Los Angeles real), depois de uma longa
temporada em Liberty City (a versão de Nova York do jogo), após descobrir a
morte de sua mãe.
CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a Grove Street Families, em completo abandono. Ao longo do decorrer do jogo, CJ gradualmente descobre o que está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece a gangue e explora suas próprias aventuras nos negócios.
CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a Grove Street Families, em completo abandono. Ao longo do decorrer do jogo, CJ gradualmente descobre o que está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece a gangue e explora suas próprias aventuras nos negócios.
Jogabilidade:
San Andreas está estruturado de maneira similar aos dois
jogos anteriores da série Grand Theft Auto. A parte central do jogo consiste de
elementos de um jogo de corrida combinado com um third-person shooter, e um
ambiente aberto e livre que permite ao jogador interagir e se locomover.
A pé, o personagem controlado pelo jogador é capaz de
andar, nadar e mergulhar(o primeiro jogo da série na qual isto é possível),
escalar e pular, além de usar armas e se envolver em diversos tipos de combates
manuais.
Os jogadores também podem controlar diversos tipos de
veículos, incluindo automóveis, caminhões, barcos, aviões, helicópteros, trens,
tanque de guerra, motocicletas, bicicletas e karts entre outros.
O sistema de jogo aberto e não-linear permite aos
jogadores explorar e escolher como desejam jogar o jogo exatamente.
Embora as missões da trama sejam necessárias para o
progresso através do jogo, e para destravar outras cidades (todas áreas rurais;
San Fierro; deserto e por último Las Venturas) e algum conteúdo do jogo, elas
não são obrigatórias, e os jogadores podem completá-las quando quiser, e
simplesmente vagar pelos territórios quando não as estiverem cumprindo. No
entanto, criar muitos conflitos podem atrair atração indesejada - e
potencialmente fatal - das autoridades; quanto mais caos causado, mais intensa
a resposta: a polícia cuida das infrações menos graves, como ataque a
transeuntes, apontar armas em locais públicos, roubo de carros, alguns
assassinatos), enquanto equipes da SWAT, do FBI e até mesmo o exército
americano respondem a distúrbios mais graves.
O jogador também pode participar de diversas missões
opcionais; entre elas estão as tradicionais missões adicionais dos jogos
anteriores, como dirigir um táxi e conduzir passageiros pela cidade, apagar
incêndios com um carro de bombeiro, dirigir uma ambulância pela cidade e
combater o crime, como justiceiro. Entre as novas adições estão missões onde o
jogador pode desempenhar a função de ladrão de residência ou cafetão, fazer
entregas de carga através de trens e caminhões, e frequentar autoescola; moto
escola; escola náutica e especialização em aviação - onde ele ainda pode
desenvolver sua habilidade em muitos dos veículos existentes no jogo.
Ao contrário de Vice City e GTA III, que precisavam
interromper o jogo para carregar mais dados sempre que o jogador se deslocava
para distritos diferentes da cidade, o GTA: San Andreas não apresenta nenhum
tipo de espera enquanto o jogador está se movimentando (o que é notável, já que
seu mapa é muito maior que o dos jogos anteriores).
As únicas cenas de carregamento no jogo são para ilustrar
interlúdios ou antes de mostrar os interiores dos ambientes. Algumas outras
diferenças entre o San Andreas e seus predecessores estão a possibilidade de
multiplayer nas chamadas missões Rampage (embora não na versão para PC), e a
mudança dos 'pacotes secretos' dos antecessores por pichações(Tags),
fotografias (Photo ops), ferraduras (Horseshoes) e ostras (Oysters) que podem
ser feitas ou coletadas pelo jogador para desbloquear kits (spaws) de
armamentos, cada safehouse tem um conjunto diferente de
"Ferramentas".
Os controles de câmera, das lutas e do posicionamento do
alvo das armas de fogo foram retrabalhados, de maneira a incorporar conceitos
de outro jogo da Rockstar, Manhunt, incluindo diversos elementos de ações
sigilosas, assim como miras melhoradas e um mostrador da saúde do personagem,
que muda de cor verde para vermelho ou negro dependendo do seu estado.
A versão para PC
ainda implementou acordes de mouse; o jogador deve segurar o botão direito do
mouse para ativar a mira, e então clicar ou segurar o botão esquerdo para
atirar ou utilizar algum item, como uma câmera fotográfica.
O jogador pode, pela primeira vez na série, nadar e subir
em muros ou paredes. A capacidade de nadar tem um grande efeito no personagem
também, já que a água pela primeira vez não representa uma barreira impedindo a
sua locomoção pelo cenário. Para um poder de fogo maior, os jogadores também
podem ter duas armas ao mesmo tempo, ou fazer um tiroteio de dentro de um
veículo (drive-by shooting), com outros membros da gangue.
Devido ao imenso tamanho do mapa de San Andreas, uma
marcação pode ser adicionada ao mapa HUD que é visualizado na tela, auxiliando
o jogador a chegar a um destino.
A inteligência artificial do jogo também foi muito
melhorada em relação a seus antecessores. O jogador não pode mais, por exemplo,
espancar até à morte algum transeunte numa rua movimentada, em plena luz do
dia, sem que haja alguma reação do público.
Enquanto a maioria dos pedestres, por exemplo, pode fugir
ou se esconder, alguns civis armados (como traficantes de drogas ou membros de
outras gangues) podem atacar CJ, ao que os membros da gangue de CJ podem
responder fogo e perseguir seus oponentes.
Os policiais agora também perseguem personagens
não-controlados pelo jogador que estejam cometendo crimes.
Requisitos
Mínimos:
Processador: Pentium
4 ou superior
Memória: 512Mb
de RAM
Placa Gráfica:
256Mb
Versão do DirectX:
DirectX 9.0c
Sistemas
Operacionais: Windows XP ou Superior
Espaço: 5Gb
livres em disco
Placa de Som:
Compatível com DirectX
Link para
Download:
Gameplay:



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